O meu top 5 de livros de ficção científica

Hoje escolhi escrever sobre ficção científica por duas razões. Em primeiro lugar, ficção científica é brutal. Se nunca leste um livro deste género mal posso esperar que comeces. Em segundo lugar, estou a evitar escrever artigos que já tenho planeados – sobre a viagem que fiz nas últimas 2 semanas e sobre o desafio 6 meses e 6 hábitos. Se é para procrastinar, que a razão seja ler mais e melhor.

De seguida apresento os 5 melhores livros de ficção científica que li nos últimos 2 anos.

1) Ender’s Game, de Orson Scott Card

Este é O clássico deste género. Tem tudo para ser um bom livro de ficção científica – espaço, guerras e crianças sobredotadas. Além disso, a escrita é absolutamente cativante. Aposto que vais ler este livro em menos de nada. 

Não quero spoilar este livro nem um pouco. Para isso basta-nos o filme (não o vejas até pelo menos teres lido o livro). Basta-me dizer que os humanos estão em guerra com uma civilização de formigas alien e o nosso destino está mãos de uma criança, o Ender.


Ender’s Game, de Orson Scott Card. Imagem retirada de goodreads.com

2) Ready Player One, de Ernest Cline

Ready Player One conta-nos uma história passada daqui a 30 anos. As pessoas passam grande parte do tempo numa jogo virtual para fugir da pobreza e poluição que existe no mundo real. Quando o criador deste jogo morre, deixa toda a sua fortuna a quem conseguir encontrar um objeto (um easter egg) escondido pelo mundo virtual.

Ready Player One é um dos meus livros favoritos de sempre.


Ready Player One, de Ernest Cline. Imagem retirada de goodreads.com

3) The Maze Runner, de James Dashner

Provavelmente conheces o filme. Esquece. Como digo sempre, o livro é muito melhor.


The Maze Runner, de James Dashner. Imagem retirada de goodreads.com

4) Old Man's War, de John Scalzi

Imagina que chegas aos 75 anos e te dão a oportunidade de voltares a ter o teu corpo de 25. Aceitas? Só um aparte – vais combater contra aliens e ajudar a humanidade a estabelecer-se como uma das principais espécies da galáxia.

Com Old Man’s War, John Scalzi traz-nos um livro que nos faz pensar no futuro da humanidade no espaço. E, tal como os livros acima, está muito bem escrito e é muito cómico. Situação Win-Win.
Old Man's War, de John Scalzi. Imagem retirada de goodreads.com

5) The First Fifteen Lives of Harry August, de Claire North

Este foi o ultimo livro que li, enquanto velejava pelo mediterrânico ao longo da costa da Sicília. E que ótima companhia. O livro conta-nos a história de Harry August, um "tipo" que volta a nascer, exatamente no mesmo local e nas mesmas condições, cada vez que morre. Claire North, no seu estilo quase poético, descreve as primeiras 15 vidas de Harry August.

Aconselho vivamente esta leitura. A menos que tenhas muito que fazer.


The First Fifteen Lives of Harry August, de Claire North. Imagem retirada de goodreads.com
E com isto finalizo o meu top de ficção científica. Queres começar? Aconselho o Ready Player One em primeiro lugar.

Se por outro lado achas que esta lista é uma treta, segue para o top de ficção científica do goodreads. Sem ressentimentos.

Conhece a página do Facebook d'O Macaco de Imitação.

Artigos relacionados:

Etiquetas: , , , , , , , ,