Fotos das fases da Lua

No dia 16 de Novembro de 2015 tirei a máquina fotográfica da prateleira. Com a vontade de cumprir mais um desafio, e pelo gosto à astronomia, decidi fotografar todas as fases da Lua no próximo mês.

A Lua Cheia de 25 de Novembro de 2015.
Não foi uma tarefa fácil. A Lua nasce todos os dias mais tarde, e o céu, ao longo do mês, não esteve limpo todos os dias para tirar uma boa fotografia. Além disso, tirar foto à Lua nas fases próximas da Lua Nova é muito difícil, porque a Lua está muito perto do Sol. Ainda assim, e resumidamente, em 30 dias de desafio, consegui 19 fotos da Lua, e 17 delas foram em dias seguidos.

Ciclo da Lua. Imagem retirada de Wikipédia.
A lua demora cerca de 27,3 dias a dar a volta à Terra. Mas, durante esse período, a Terra também faz o seu movimento em volta do Sol. Por essa razão, a Lua tem de rodar um pouco mais que os 27 dias para apresentar a mesma fase à Terra - cerca de 29,5 dias. Esse ciclo pode ser visto na imagem acima, e o movimento "a mais" que a Lua tem de fazer em cada ciclo é apresentado a verde.

De seguida apresento as fotos que tirei no último mês. São de dias diferentes excepto para o dia 20 de Novembro.

Dia 19 de Novembro de 2015 - Quarto Crescente.

As próximas duas fotos são do dia 20 de Novembro de 2015. Aí vemos o movimento da Lua ao longo da noite e que eu, distraidamente, nunca tinha reparado:



Continuando com as fotos a partir de dia 21 de Novembro de 2015:

Dia 25 de Novembro de 2015 - Lua Cheia
Dia 3 de Dezembro de 2015 - Quarto Minguante
As fotos anteriores foram tiradas, sem interrupções, entre os dias 16 de Novembro e 3 de Dezembro de 2015. Porque o tempo começou a ficar nublado e, além disso, a Lua começou a ficar perto do Sol, só conseguir tirar mais 2 fotos depois das últimas 17. As próximas foram tiradas nos dias 5 e 15 de Dezembro de 2015:


Este não foi o meu primeiro, e talvez não seja o último, artigo sobre a Lua. Se quiseres saber, e para ti não for óbvio, por que é que a Lua Cheia só existe durante a noite, segue este link. Consulta aqui também o calendário Lunar para 2015 e 2016.

PS: Este foi o artigo 50 d'O Macaco de Imitação!

Artigos relacionados:

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,