Aumentar a concentração para melhorar a produtividade

Sou obcecado por produtividade, admito-o. E procuro há muitos anos a técnica perfeita para ser um exemplo de eficácia (fazer) e eficiência (fazer rápido). Mas por muito que leia sobre produtividade em blogs e livros, fico com a impressão que não há uma só técnica que funcione para todos. Antes, encontro áreas que têm de ser resolvidas para atingir o topo de produtividade, tais como a organização do tempo e da informação, trabalhar eficientemente com a regra 80/20, e manter elevados níveis de concentração. Neste artigo exploro o último destes pontos.

Quando iniciamos uma tarefa, precisamos de algum tempo para atingir a concentração máxima. Portanto, se não temos controlo sobre nós mesmos, ou se somos interrompidos a meio do nosso trabalho por outras pessoas, estamos constantemente a trabalhar abaixo do nosso potencial. Manter a concentração naquilo que estamos a fazer, seja no trabalho ou num projeto pessoal, é muito importante para cumprir os objetivos pessoais bem e rápido. 

De seguida mostro como resolvi (ou tento resolver) o problema de aumentar a concentração em qualquer tarefa. Não estou à espera que esta técnica resulte para todos os leitores, tal como li e experimentei muitas técnicas que depois não continuei a praticar porque, para mim, não mostravam resultados.

Aumentar a concentração

Eu trabalho sozinho e, por isso, raramente sou interrompido por alguém. Para mim, o desafio da concentração passa pelo controlo pessoal. Mas não é por isso que o desafio é mais fácil. Bem sei pela meditação que não fazer nada, ou não pensar em nada, é muito difícil.

Antes de fazer qualquer coisa para aumentar a concentração, sentia facilmente vontade de ver as atualizações do Facebook ou do Youtube, mesmo sabendo que isso não era mais importante que a tarefa atual. Aliás, só iria interromper o meu trabalho. Perdia muito tempo a ver todas as redes sociais, ou as notícias, e não conseguia manter por muito tempo a concentração que queria. Apesar do trabalho aparecer feito, demorava mais tempo do que o necessário. Decidi então fazer algo muito simples para resolver este problema

O "método"

Se o problema são as redes sociais e todos os sites que visito durante o dia, e que não devia utilizar, então a solução é simples – não utilizar esses sites durante o período de trabalho. E foi isso que eu fiz. E para manter a cabeça livre durante todo o dia, não utilizo esses sites até todo o trabalho do dia estar finalizado, nem mesmo em períodos de descanso (descansar não é navegar no Facebook ou ver as notícias). Só precisei de fazer duas coisas:

1. Defini todas as aplicações do telemóvel que não deviam ser usadas durante o dia. Estas incluem o Facebook, o Instagram, o YouTube, aplicações de feed de notícias e blogs, o Pocket, o email (pelo menos para mim, não há assuntos urgentes que cheguem por email), o LinkedIn e o Goodreads. Coloquei todas estas aplicações numa pasta a "Não utilizar" no iPhone.


2. Repeti este processo no computador, e coloquei todos os sites - que não deviam ser visitados durante até ao final do dia - numa pasta nos favoritos. E porque no final do dia quero visitar estes sites, coloquei a lista por ordem dessa leitura. Com esta organização garanto que no final do dia vou ver tudo o que preciso ou quero.

Pasta "Não Utilizar" definida nos favoritos do Chrome. Os sites aparecem pela ordem com que os irei ler no final do dia.

O hábito

Durante o dia faço tarefas, tanto profissionais como pessoais, sem me preocupar com as atualizações das redes sociais, emails e notícias. E, surpreendentemente, não é um hábito difícil de manter. Uma vez feitas estas alterações ao meu dia, consegui manter a cabeça mais leve e estar mais tranquilo durante todo o dia. Comecei a trabalhar melhor e mais rápido. Foi também isso que senti quando estive uma semana sem usar a internet. Sem redes sociais e notícias a atrapalhar, conseguimos estar muito mais concentrados durante todo o dia.

No final do dia de trabalho, passo então por todos os marcadores dos favoritos e vejo as atualizações dos blogs que sigo, vejo os novos vídeos das minhas subscrições no youtube, e vou a todas as outras aplicações.

Nota final

Este é um método muito simples, mas que resulta para o tipo de trabalho que eu tenho. Naturalmente, ao não utilizar estes sites, foco-me no trabalho e não preciso de outras técnicas para fazer as coisas que tenho para fazer. Mas, admito-o, tenho a particularidade de trabalhar sozinho e raramente ser interrompido por outras pessoas. Por isso, se estiveres numa situação diferente, poderás ter de arranjar um método para manter as pessoas longe de ti, de forma a conseguires chegar ao final do dia com tudo feito.

Além de ver as atualizações destes sites apenas ao final do dia, tento passar só uma vez por cada um deles. Esse é um método eficiente e organizado de ver tudo aquilo que eu quero. 

E não só aplico esta técnica para tarefas profissionais, como para projetos pessoais, tais como escrever este artigo. Até mesmo quando estou no café com amigos, deixo de pensar nas redes sociais e evito tirar o telemóvel do bolso, porque agora sei que a minha passagem por todos esses sites está concentrada numa altura específica do dia. Com esta organização, consigo aproveitar melhor os vários momentos do meu dia.

Neste artigo falei apenas sobre uma parte da produtividade – a concentração. Este é, seguramente, um ponto fundamental a dominar para ser mais produtivo. Mas não é o único. Num próximo artigo exploro as outras faces da produtividade.

Artigos relacionados

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,