As vantagens de ser generalista

Há grandes vantagens em ser um generalista. É quando fazemos as pazes com a nossa personalidade que entendemos os benefícios de gostar de explorar múltiplos interesses. Este artigo segue o caminho traçado pelo post "És um generalista?". Se não o leste, sugiro que o faças antes de ler este post. Aqui ficam as vantagens de ser um generalista.

Espírito inovador

Sabes o que são modelos mentais? Ganhamos-los ao aprender a cozinhar, a programar, a andar de bicicleta e em tudo o resto. Eles ajudam-nos a perceber como é que estas coisas funcionam.

Ao explorar muitos interesses, nós, generalistas, somos profissionais a adquirir modelos mentais. Ao perceber como as coisas funcionam, entendemos também o que duas ou mais coisas têm em comum. Conseguimos transportar conhecimento de um lado para o outro. Por outras palavras, estes modelos ajudam-nos a inovar e a criar algo novo no cruzamento entre as várias áreas.
A mente inovadora. Imagem retirada de http://www.mindmapinspiration.com/
Imagina que gostas de matemática, design, comunicação e marketing. Podes, com esse conhecimento, desenvolver um canal do YouTube que ensina matemática e que tem uma imagem jovem e atual. Acabas por fazer mais sucesso, porque criaste um negócio com base nos teus múltiplos interesses. Tu, generalista, és um inovador.

Aprendizagem acelerada

Adoro esta vantagem - aprender rapidamente. Dando um exemplo muito prático; se já aprendeste a falar, fluentemente, inglês, espanhol e francês, vais aprender mais facilmente a falar alemão, italiano, ou qualquer outra língua. Isso acontece porque há sempre palavras parecidas com as que já conheces ou a construção frásica é similar. Se já aprendeste várias línguas, vais aproveitar o método que usas para "descascar" um novo idioma, com o conhecimento das dificuldades que tiveste anteriormente.

Como generalistas, um dos nossos maiores medos é ter de começar tudo do zero. Estamos nessa situação sempre que decidimos aprender algo novo ou seguir com outra carreira. A verdade, meu amigo, é que isso não é verdade. Como já aprendemos muitas coisas diferentes, e temos uma vasta coleção de modelos mentais, nunca começamos verdadeiramente do zero. Podemos trazer conhecimento prévio para aquilo que estamos a aprender e, garanto-te, aprendemos mais depressa.

Quando me desafiei a aprender a tocar piano - e dediquei 20 horas de treino para esse efeito - nunca pensei evoluir tanto como o fiz. Mas ao começar a treinar, reparei que o meu conhecimento de guitarra me estava a ajudar a aprender rapidamente. Já sabia o nome dos acordes (A, B, C, D, E, F e G) e como ler tablaturas, bastando aprender os acordes no piano para começar a tocar as música que já conhecia. E tu, generalista, o que já aprendeste mais rápido porque não começaste do zero?

Não tenhas medo de "perder" tempo em aprender algo novo, mesmo que não utilizes diretamente esse conhecimento. O que aprendeste vai ser útil mais tarde. Aprender depressa é uma ótima qualidade num mundo que está constantemente em mudança.

Adaptabilidade

Se sabes fazer várias coisas e se gostas de aprender novos temas, adaptas-te bem à situação em que te encontras. O generalista é fortíssimo num trabalho de grupo - seja na escola, na universidade ou no trabalho. Para além de ser inovador e aprender rapidamente, pode escolher trabalhar naquilo que mais gosta, ou trabalhar no que for necessário para o grupo.

Se, em alguma situação, houver um problema que tenha de ser resolvido, o generalista trata da situação. Ou resolve porque tem essa habilidade na sua coleção, ou não tem medo de aprender mais sobre o tema e resolvê-lo. Em adaptabilidade, o generalista é um Inspector Gadget.

Nota final

É muito fácil reconhecer as vantagens do generalista quando escritas. Se és generalista, como eu, passaste a maior parte da tua vida a querer ser um especialista. Vivemos tão alienados - tentando encontrar o nosso único propósito - que nos esquecemos das vantagens de gostar de aprender e explorar tudo o que há no mundo. Também me esqueço muitas vezes destas vantagens, e é por isso que, em verdade, este artigo é adaptado das palavras de outro generalista.

Com o seu blog, Puttylike, Emilie Wapnick ajuda vários generalistas a maximizar o seu potencial. Há cerca de 1 mês, foi ao TED falar sobre nós, generalistas, e mostrar ao mundo quem somos e as vantagens que podemos trazer para a sociedade. No vídeo que vos mostro abaixo, Emilie fala-nos também da educação que damos às crianças, e na pressão que estas recebem para escolher apenas um caminho.


Vimos, neste post, as vantagens de ser generalista. Não são, de todo, fáceis de aceitar - a nossa mente ainda quer fugir para a especialização. Mas com o tempo vamos aprendendo a abraçar a nossa personalidade, e, como Emilie Wapnick diz, a libertar os nossos super-poderes.

Etiquetas: , , , , , , , ,