Será que podemos ver a Lua cheia durante o dia? Já alguma vez pensaste nisso? Há muito tempo que o ser humano deixou de se preocupar com os problemas dos astros. A nossa vida está ocupada com assuntos "importantes". Esquecemo-nos de apreciar os pequenos momentos e, neste caso, quem sofre é a Lua.
Tal como o Sol, a Lua nasce e põe-se. Há Lua tanto durante o dia como durante a noite, e as suas fases são provocadas pelo movimento da Lua à volta da Terra. Mas será que há fases que têm uma afinidade especial pela noite? Vamos primeiro perceber porque é que a Lua nos mostra sempre o mesmo lado.
O lado negro da Lua
A Lua mostra-nos sempre a mesma face, a qualquer hora do dia e da noite, e durante todo o ano. Isto só acontece porque a Lua demora tanto tempo a dar a volta sobre si mesma, como a dar a volta à Terra. Chamamos a isto "rotação sincronizada", um fenómeno que acontece por todo o lado no Sistema Solar.
A Lua anda à volta da Terra no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Além disso, roda também sobre si mesma. Se a Lua não o fizesse, o extra-terrestre da figura acima continuaria com a cabeça virada para baixo - tal como vemos na Lua do topo - à medida que a Lua se movimentasse à volta da Terra. Mas como a Lua gira, o nosso amigo fica de cabeça para cima passado um tempo. Nessa posição, que corresponde à base da figura acima, a Lua já rodou metade sobre si mesma e já deu metade da volta à Terra. Ou seja, as velocidades dos dois movimentos são iguais.
Se o alien não se mexer durante 27/28 dias, vai estar sempre a olhar para a Terra. Deste lado, vemos sempre o tipo azul, e também o mesmo lado da Lua. Se o Sol iluminar o lado da Lua que aponta para nós, então vemos uma Lua cheia, caso contrário, vemos uma Lua nova.
|
O "nosso" lado da Lua (à esquerda) e o seu lado negro (à direita). Imagem retirada de publico.pt. |
Lua Nova
Em Lua nova, a Lua está entre a Terra e o Sol. A face que aponta para a Terra está agora em escuridão, e por isso não conseguimos observar a Lua.
Não te deixes enganar pela imagem acima. Se a Lua nova estivesse sempre em linha com a Terra e o Sol, haveria um eclipse solar a cada 28 dias. A Lua tende a estar mais para cima ou para baixo da Terra e portanto não há eclipse, infelizmente.
Nesta fase, a Lua nasce e põe-se com o Sol, porque estão ambos na mesma direção. Depois do Sol já ter nascido na nossa vizinha Espanha, a Terra gira mais um pouco e Portugal "encontra" o Sol. Temos o nascer do Sol e, neste caso, também da Lua. Como já foi dito, quando os 3 astros estão completamente alinhados, ocorre um eclipse total do Sol. Este fenómeno só é possível observar durante o dia, porque há noite, neste caso, não há Sol nem Lua.
Quarto crescente
A Lua encontra-se agora mais à direita da Terra. Como a Terra também gira no sentido contrário aos ponteiros do relógio, a Lua vai nascendo cada vez mais tarde. Esta Lua nasce a meio do dia e põe-se a meio da noite.
Em quarto crescente, o Sol ilumina metade da face da Lua que nós nunca vemos, e metade da face da Lua que aponta sempre para nós. Nesta fase vemos uma meia Lua.
Lua cheia
A Lua continua o caminho em volta da Terra, até estar do lado oposto ao Sol. Nesta fase, o lado da Lua que aponta para nós está completamente iluminado e vemos uma Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão completamente alinhados, a Terra tapa a luz vinda do Sol e ocorre um eclipse Lunar.
Como a Lua e o Sol estão em lados opostos, só podemos ver um deles. Durante o dia vemos o Sol, e à medida que a Terra gira e o Sol se põe, a Lua nasce do outro lado do horizonte. E é por esta razão que só podemos ver uma Lua cheia durante a noite.
Depois de um post sobre generalistas, a minha "pancada" foi explorar o Universo. Neste canal do YouTube tens informação divertida e de qualidade sobre este assunto. Testa também esta simulação 3D do Sistema Solar, é viciante.
Aproveita também para observar os planetas Vénus e Júpiter durante as primeiras horas da noite, pois estão em posições espetaculares - dentro do Sistema Solar - para a sua observação. Estes 2 planetas surgem a oeste (neste momento) e são os primeiros pontos do céu noturno. E não te esqueças, não tentes procurar uma Lua cheia durante o dia.
Etiquetas: céu, eclipse, estrelas, face da lua, fases da lua, júpiter, lua, o lado negro da lua, rotação, sol, terra, translação, vénus