Cursos online grátis - 5 páginas a não perder!

Felizmente, hoje em dia podemos aprender tudo sem sair de casa. Pessoalmente, gosto muito da ideia de tirar cursos online. Estes oferecem informação de qualidade, muitas vezes ensinados através das melhores faculdades do mundo como o MIT, Harvard e Oxford. Além disso, a maior parte destes são gratuitos e portanto, porque não experimentar? Com este post apresento alguns sites que oferecem cursos online grátis.

1. edX

Este portal começou com apenas duas ou três faculdades há 3 anos. Desde então tem crescido imenso e atualmente tem dezenas de cursos a começar todas as semanas. Gosto particularmente deste site porque oferece certificados de finalização dos cursos online, completamente grátis.
Podes tirar cursos ensinados no MIT, Berkeley, Toronto, entre muitas outras faculdades de topo. Normalmente duram cerca de 2 meses, em que todas as semanas temos de ver uma série de vídeos e completar exercícios. Dependendo do curso, pode também estar incluído um exame ou projeto final. Recebes o certificado se, no final do curso, tiveres uma classificação superior à indicada como mínima. Os cursos online variam muito em relação ao tempo que precisas de dedicar cada semana. Já tirei um curso que apenas me ocupava 2 horas por semana e outro que me ocupava 6 horas.

É bom aprender só pelo facto de aprender e conhecer algo mais sobre uma determinada área. Mas todos gostamos de ter um certificado, algo que possamos pendurar na parede. Da minha experiência, sei que estes cursos online são valorizados profissionalmente. Nesse aspeto é importante teres um diploma. Mostram que a pessoa teve interesse em aumentar o seu nível de conhecimento. Seja para melhorar a performance no trabalho ou na faculdade, para conseguir novas oportunidades profissionais ou simplesmente para aprender porque é divertido, aconselho vivamente os cursos do edX.

2. Coursera

Este site é em tudo semelhante ao anterior. Da minha percepção, o edX tem faculdades mais topo que o coursera, mas não é por isso que o segundo tem menos qualidade. Aliás, já tirei mais cursos no coursera do que no edX. Ambos os sites permitem a importação dos certificados para o LinkedIn.


Recentemente o coursera começou com um programa de especializações. Se quiseres ser reconhecido como "Data Scientist", podes tirar todos os cursos online que fazem parte dessa especialização, ter um certificado que comprova que fizeste todos esses cursos e um diploma final de especialização. Tal como os cursos online do edX, no coursera podes aprender tudo e receber um certificado sem pagar nada. No entanto, o diploma de especialização é pago e eles comprovam que foste mesmo tu que fizeste os cursos online. Portanto, se quiseres este tipo de certificado, terás de pagar cerca de 30 euros por cada curso, que também não é nada de especial para ter um curso aprovado por uma boa faculdade. Por exemplo, se decidires seguir com a especialização, com certificado aprovado de "data scientist", irás pagar cerca de 400 euros no total. No entanto estes valores dependem do tema. A especialização em marketing digital custa cerca de 280 euros. Mas não te esqueças, podes aprender todos esses cursos online e receber um certificado (não verificado) completamente grátis. Na minha opinião, isso é suficiente.

3. Duolingo

O Duolingo representa o poder da internet e de uma sociedade global ao seu mais alto nível. O criador deste site conseguiu unir duas necessidades numa única plataforma: traduzir páginas da web e ensinar línguas. Quando estamos a fazer exercícios de aprendizagem neste site, estamos ao mesmo tempo a ajudar a traduzir várias páginas da web para outras línguas. É mais ou menos o mesmo conceito usado no reCAPTCHA, em que ao mesmo tempo que as páginas garantem que é um utilizador que está a preencher os dados, ajudamos a digitalizar livros reais.


Neste momento o Duolingo oferece cursos online que vão desde o Inglês ao Japonês, passando pelo Francês, Italiano, entre muitos outros. Esta lista está constantemente a ser actualizada com novos cursos. Claro que a oferta depende da tua primeira língua. Se esta for Português, ainda só estão disponíveis as línguas Inglês, Espanhol, Francês e Alemão (fase embrionária). Se a primeira língua for Inglês, a oferta é muito mais alargada. Como o Português disponível está mais perto do Português do Brasil, às vezes acabamos por errar traduções, o que se torna chato. Portanto, se falas bem Inglês, aconselho-te a usar esta como primeira língua. Assim aumentas a oferta de cursos online e evitas a frustração de não conseguir traduzir algo para Português (Brasil).

Outra coisa que gosto no Duolingo é a sua componente de gamification e o aspeto social. Ao avançar na língua e completar exercícios, vamos ganhando pontos e podemos comparar a nossa pontuação com amigos. O Duolingo também permite a definição de um alarme para nos lembrarmos que temos de ir treinar. Acho que estas funcionalidades ajudam a tornar o ato de aprender num vício e acredito mesmo que podemos aprender mais depressa desta maneira.

4. Codecademy

Se alguma vez pensaste em aprender a programar, é aqui que deves começar. Podes aprender Python, HTML, Ruby, PHP, javascript, entre outros. Programar é das coisas que mais gosto de fazer. Podes aprender a fazer sites, aplicações para telemóvel, ou fazer aplicações para web e PC que resolvam um problema qualquer. Podes colocar o computador a trabalhar para ti e resolver algo que é chato ou impossível se feito à mão.

Tal como o Duolingo, o Codecademy tem uma forte componente social e recebes pontos cada vez que resolves um exercício. Neste site podes também aprender a resolver problemas muito específicos como  aprender a fazer um website ou utilizar as API do Facebook e YouTube. Se gostares de programar e resolver problemas lógicos e matemáticos, aconselho-te também o HackerRank.

5. Open Culture

O Open Culture é a Meca da aprendizagem. Nesta página tens 1100 cursos online grátis. Podes aprender tudo, das mais diversas áreas: cultura grega, produção de comida, globalização, escrita criativa, filosofia, vários cursos de engenharia, programação, sociologia, psicologia, etc. A lista nunca acaba. Qualquer coisa que queiras aprender podes encontrar neste site.


Há ainda outras grandes plataformas com cursos online grátis, tal como o Khan Academy, Alison, Open2Study, AcademicEarth e Udacity. Tens ainda um agregador dos cursos online das várias plataformas, o Class Central.

Como podes ver, hoje em dia podes aprender qualquer coisa online. Investe algum tempo a fazer algo que nunca tinhas pensado fazer, melhora o teu currículo e discute com pessoas de todo o mundo. Aproveita o poder da internet e sê autodidata. Garanto que te vais divertir.

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,