20 (pequenos) passos para aprender qualquer coisa rapidamente

Quem não gostaria de saber tocar guitarra ao nível de Jimi Hendrix em apenas 1 hora? Talvez daqui a 200 anos os humanos tenham inventado o download de capacidades mas até lá não há nenhuma maneira para aprender instantemente. E ainda bem, porque é assim que crescemos. Grandes mestres como Ronaldo ou Kelly Slater evoluem porque querem sempre aprender mais e ser os melhores.

Podemos no entanto ser mais inteligentes na hora de aprender qualquer coisa nova. Em vez de demorar anos a chegar a um determinado objetivo, podemos definir um método para acelerar esse processo e atingir esse nível em poucos meses, semanas ou horas. Não acreditas? Pois é isso que têm feito algumas pessoas como Tim Ferriss (autor de "The Four Hour Work Week" e "The Four Hour Chef") e Josh Kaufman (autor de "The First 20 Hours" e "The Personal MBA").

Inspirado pelo livro "As primeiras 20 Horas" de Josh Kaufman, exploro neste post aquilo que podemos fazer para desenvolver uma nova capacidade ou aprender algo novo em tempo recorde. Já utilizei algumas das técnicas para aprender a tocar piano em 20 horas. Não fiquei a tocar como o Chet Faker, como é óbvio, mas cheguei ao nível que pretendia, ou seja, saber as notas e acordes no Piano, de modo a conseguir acompanhar algumas músicas que gosto.
Imagem da capa do livro "As primeiras 20 horas" ("The First 20 Hours"), que ilustra o que é aprender rápido. Imagem retirada de http://cdn.iwillteachyoutoberich.com/
Josh Kaufman explica que ao definir muito objetivamente o nível de capacidade que queremos alcançar, adoptando algumas técnicas e investindo pelo menos 20 horas de treino, podemos evoluir muito rapidamente. Aqui ficam 19 (pequenos) passos para aprender qualquer coisa em tempo recorde:

1. Escolhe um projeto interessante

Em primeiro lugar há que escolher uma capacidade a desenvolver ou qualquer coisa a aprender. É essencial que seja algo importante para ti. Não faças algo porque alguém acha que deves fazer ou para receber a aprovação de outra pessoa. Se decides seguir em frente com um projeto, fá-lo porque gostas e porque queres aprender mais sobre isso. Só dessa maneira conseguirás chegar ao final e atingir o objetivo que pretendes.

2. Pesquisa sobre o tema

Hoje em dia podemos encontrar tudo no google. Começa por fazer uma pesquisa geral sobre o tema. Pesquisa material de qualidade para te ajudar ao longo do projeto, sejam livros, tutoriais, vídeos ou outros. É importante identificar coisas a ler para complementar o treino. Se encontrares termos que não reconheces, não te preocupes, contínua a tua pesquisa. Não ligues a detalhes porque mais tarde tudo fará sentido. Neste momento estamos focados numa pesquisa geral, evita detalhes.

3. Identifica tópicos recorrentes

Se durante a tua pesquisa vês o mesmo ponto ser referido várias vezes por diferentes autores, provavelmente é um tema importante. Por exemplo, ao pesquisar sobre meditação, todos os autores falam de como a "respiração" é importante. Isso ajuda a definir uma questão, "qual é a técnica para respirar bem na meditação?". É este tipo de lógica que tens de utilizar quando identificares um tema recorrente.

4. Fala com praticantes

Falar com praticantes é fundamental para começar o treino com o pé direito. Se tiveres algum conhecido, amigo ou familiar que façam aquilo que estás a tentar aprender, não hesites em contactá-los e fazer várias perguntas. Tenho a certeza que será uma conversa muito interessante para os dois lados. Geralmente as pessoas gostam de falar sobre aquilo que sabem fazer e assim podes adquirir informação valiosa, tal como dicas sobre o que aprender, livros a explorar e material a comprar. Conversar com alguém também ajuda a gerir expectativas sobre a capacidade que queremos desenvolver.

5. Define o nível de capacidade que queres atingir

Com a informação pesquisada até ao momento, podemos definir o objetivo final, ou seja, o nível de capacidade que queremos atingir. Por exemplo, se queres aprender a tocar guitarra, um bom objectivo pode ser aprender 6 dos acordes mais comuns e ser capaz de tocar 3 músicas conhecidas. É importante que este objectivo esteja muito bem definido para que não haja dúvidas sobre aquilo que se pretende alcançar.

6. Decompõe o teu projeto

Decompõe o teu projeto em partes mais pequenas, alcançáveis num menor espaço de tempo e define aquilo que precisas para concluir cada uma das partes.

7. Imagina o oposto daquilo que pretendes atingir

Pode parecer contra-intuitivo, mas imaginar o oposto daquilo que pretendemos atingir pode ajudar a definir aspectos importantes a considerar. Podem ser pequenas coisas a aprender, material a comprar ou cuidados de segurança a adoptar. Podes usar a seguinte lógica se o teu objetivo for aprender a andar de patins: "E se eu cair e bater com a cabeça? Ou se for contra outra pessoa?”. Isto leva-te a planear comprar um capacete, pesquisar técnicas de equilíbrio e aprender a travar.

8. Prepara o material necessário

Antes de começar a treinar, compra ou organiza tudo aquilo que vais precisar para aprender. Se precisares de comprar uma guitarra, faz uma pesquisa sobre aquela que está adaptada às tuas necessidades. Se queres aprender a programar, garante que tens os programas instalados e tens uma boa cadeira para te sentares enquanto praticas. Trata de tudo isto antes de começar para evitar estar constantemente a rever o material que utilizas.

9. Elimina distrações

O objetivo com estes passos é aprender rapidamente. Portanto é necessário eliminar todas as distrações durante o estudo ou treino para obter a maior eficácia. Desliga a internet, fecha a porta do quarto, coloca o telemóvel no silêncio, tudo.

10. Dedica 1/1h30 por dia ao teu treino

Aloca 1h30 por dia ao teu treino, com 15 minutos de intervalo a meio. Evita fazer muitas horas seguidas porque não estás a dar tempo para o cérebro processar o que estás a aprender, aumentando o tempo total de treino que irás precisar. Dependendo da capacidade que estás a tentar desenvolver, ou da tua personalidade, podes também fazer 4 ou 5 séries de 20 minutos. Nos intervalos descansa a cabeça, não vás a correr para a internet. Aproveita para dar uma volta, beber um copo de água ou ir à casa de banho.

11. Treina ou estuda à noite

Estudos apontam que treinar até 4 horas antes de ir dormir melhora a capacidade do cérebro “cimentar” os conhecimentos. Se conseguires, treina ou estuda pouco tempo antes de ir dormir. Este efeito é aumentado em capacidades que envolvam memória muscular, como aprender malabarismo.

12. Faz uma agenda de treino

É importante ser certo quanto ao treino. Precisas de treinar todos os dias, ou quase todos os dias se queres ver resultados. É mais fácil adquirir um hábito se definires uma hora específica do dia para treinar. Podes facilitar ainda mais associando o treino a um outro hábito ou momento, por exemplo, treinar depois do jantar ou 1 hora antes de ir dormir.

13. Cria sistemas de feedback rápidos

Quanto menor a diferença de tempo entre a tua ação e a percepção do resultado, mais rapidamente aprendes. É extremamente importante saber se estamos a fazer uma coisa bem ou mal, de modo a pular de alegria ou corrigir qualquer coisa. É fácil obter esse feedback em alguns projetos, como por exemplo, aprender a programar. Ao fazer uma alteração no programa, vês logo o resultado. Por outro lado, no malabarismo, é mais difícil obter esse feedback, porque tens uma visão em primeira pessoa do que estás a fazer. Podes no entanto filmar e ver frequentemente esses vídeos. Desenvolve um sistema de feedback rápido adaptado ao teu projeto e vais evoluir mais rapidamente.

14. Cria checklists ou rituais

Se o que queres aprender envolve uma preparação recorrente, cria uma checklist de forma a não esquecer algo importante. Jogadores de basquetebol usam um conceito parecido, desenvolvendo um ritual para fazer um lançamento parado. Assim sabem a postura que devem preparar para aumentar a probabilidade de encestar.

15. Reforça conhecimentos e repete para memorização

Na faculdade tive de estudar um livro enorme de metabolismo e endocrinologia. A técnica que utilizei para memorização foi ler o livro 4 vezes. Da primeira vez não fiquei com quase nada na cabeça, então fui repetindo o processo. O mais engraçado é que nunca estive preocupado em decorar, apenas li com atenção e tentei compreender aquilo que estava escrito. Ao final de 4 leituras tinha memorizado os processos naturalmente. E mais, foi muito mais divertido desta maneira.

16. Faz previsões de como as coisas devem funcionar e testa-as

Quanto mais aprendes, mais criativo ficas. Aproveita-o e faz previsões sobre a maneira como as coisas funcionam. Por exemplo, imagina que estás a jogar um jogo de xadrez e tens ideia para uma jogada que achas que vai ter um bom resultado. Testa-a e descobre por ti próprio. É a juntar ideias que vais inovar e aprender mais depressa.

17. Não gastes tempo em detalhes

Como estás a tentar aprender o mais rapidamente possível, aponta para quantidade e não entres em detalhes. Se não o fizeres, vais perder tempo e ficar frustrado. É muito importante veres resultados no início para te sentires bem e continuares a treinar. Mais tarde podes voltar atrás e é garantido que irás perceber qualquer qualquer coisa muito mais rapidamente.

18. Foca a tua energia em apenas 1 projeto de cada vez

Evita ter mais que um projeto deste tipo ao mesmo tempo. Queres estar focado num desafio e não a pensar noutro que vais fazer a seguir. Estudos apontam também que o que aprendes numa área pode interferir com outra coisa que estás a aprender, principalmente se forem capacidades parecidas.

19. Pratica pelo menos 20 horas

No livro "As primeiras 20 horas", é aconselhada a pratica de pelo menos 20 horas em cada projeto. Precisas de quebrar a barreira da frustração, ou seja, aquelas primeiras horas que pouco ou nada sabes fazer. Neste livro, Josh Kaufman, apresenta o projeto em que aprende a escrever num layout não-QWERTY para computador. Este está mais optimizado para a escrita no computador e evita lesões. No entanto, no início da sua prática, o Josh passou de uma velocidade de escrita de 60 palavras por minuto para apenas 5. Nessa altura era muito fácil ter desistido e voltar para a sua zona de conforto. No entanto, definiu à partida que queria dedicar pelo menos 20 horas ao treino e atingiu o objetivo pretendido.

20. Começa já!

Não esperes pelo momento certo para começar a fazer aquilo que gostas. Se tens uma boa ideia para um projeto começa agora. Se esperas, nunca irás desenvolver as capacidades que consideras importantes. Escolhe já um projeto interessante e começa a pesquisar sobre o tema.

Com este post organizei as ideias que tinha sobre técnicas para acelerar a aprendizagem. Sei que o post é extenso, mas pensa nisto como uma lista de coisas que deves fazer ao começar um novo projeto. Espero que te ajude a cumprir os teus objetivos. 

Neste momento estou a utilizar esta lista para estudar meditação e a desenvolver um método para adquirir um hábito duradouro. Irei partilhar esse conhecimento num próximo post.

Conhece a página do Facebook d'O Macaco de Imitação.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , ,