Como aprender a tocar guitarra. É mais fácil do que parece!

Sempre quiseste aprender a tocar guitarra mas pensas que é muito difícil e não tens tempo e dinheiro para investir em aulas? Tens uma guitarra em casa a ganhar pó e queres libertar o Jimi Hendrix que há em ti? Aprender este instrumento pode ser muito mais fácil do que pensas! Eu acredito que as pessoas sobrestimam a dificuldade em aprender algo novo. Às vezes basta um bom livro para te ensinar muitas coisas novas e criar as bases para aprenderes ainda mais.

A ciência está aqui: qual é o teu objectivo ao aprender guitarra? Queres ser o mestre nesta arte e saber tudo sobre a teoria da música ou queres apenas saber tocar músicas para te divertires?

Josh Kaufman, autor de "The First 20 Hours" afirma que podes aprender e ser razoavelmente bom em qualquer coisa em apenas 20 horas. Para isso basta definires o teu objectivo e aprenderes os 20% da arte que te trazem 80% dos resultados.

Passos para aprender guitarra:

  1. Aprender a ler as tablaturas, ou seja, saber onde colocar os dedos para tocar certo acorde e música. O banco de tabs é o UltimateGuitar.com.
  2. Aprender os acordes base (C,G,D,A...) no contexto de uma música muito simples de tocar, como a famosa "Dunas" do GNR. Deixa de parte acordes mais complicados, com travessões por exemplo (em que usas um dedo para tocar todas as cordas) e foca-te nos acordes básicos. Não tens noção quantas músicas consegues aprender com apenas 4 acordes.
  3. Quando já souberes ler bem tabs e dominares os acordes básicos, começa a aprender aqueles mais complicados, como o Fá (F) por exemplo, que envolvem mais ginástica. Escolhe sempre músicas para treinares estes acordes. Para este exercício aconselho a música "Flake" ou "Rodeo Clowns" do Jack Johnson.
  4. Treina músicas com diferentes ritmos, treina a mão direita na guitarra, para tocares guitarra de forma menos mecânica.
  5. Toca algumas músicas com dedelhado. Aconselho a "Good Riddance" dos Green Day.
  6. Quando chegares aqui, sabendo ler tabs, já podes tocar tudo. O céu é o limite. Ahah
Agora já sabes que aprender a tocar guitarra não tem de ser difícil, não tens de gastar dinheiro e podes aprender por ti mesmo. E é divertido! Se pensares bem, a música faz parte da tua vida. Consegues relacionar episódios passados com certas músicas. Há aquelas que servem para quando estamos felizes e outras que nos ajudam a levantar o espírito em tempos menos bons. Conseguires fazer música ou reproduzires aquelas que mais gostas é simplesmente espectacular. Estás ainda a desenvolver uma nova skill, a criar novas redes neuronais, a estimular a tua criatividade, a conhecer coisas novas...só vantagens!

Aprender uma música simples na guitarra:

Mas chega de conversa, tu queres é aprender tocar guitarra e rápido! No resto deste post vou ensinar-te a tocar uma música fixe (sem tirar mérito às Dunas, que, vamos ser sinceros, é uma grande seca). A música que escolhi é a "Last Kiss" dos Pearl Jam, que tem apenas 4 acordes.

E o que é isso de um acorde? É simplesmente uma coleção de notas tocadas ao mesmo tempo. E uma nota é aquilo que acontece quando tocas uma corda enquanto tens o dedo numa das divisões da guitarra (usando todos os termos técnicos, Ahah). A sequência de acordes para esta música, bem como a letra, estão disponíveis aqui!

Ao abrir essa página verás a letra da música e algumas letras em cima das palavras. Estas são os acordes Sol (G), Mi menor (Em), Dó (C) e Ré (D). Tens de tocar o acorde apresentado quando chegas àquela parte da música. Nesta começas com o acorde G e quando a música chegar a "baby" mudas para o acorde Em. Tenta apanhar o ritmo a partir desta cover que encontrei no youtube:


Mas agora não sabes tocar essa coisa do acorde não é? Calma, é facil. Reparaste que o acorde em cima da letra está numa cor diferente? Se passares lá o rato vai aparecer o esquema do acorde, ou seja, o conjunto de notas que o representa. 

Por alguma razão que desconheço (eu sou daqueles que ignora a teoria musical à grande!), a primeira linha deste esquema corresponde à última corda da guitarra. Os pontos pretos significam as notas que tens de tocar e os números que lá aparecem correspondem ao dedo que deve estar nesses espaços, contando a partir do indicador (1) até ao mindinho (4). Para tocar o primeiro acorde (G, Sól) coloca o teu dedo indicador na segunda corda, segunda posição, o dedo seguinte na corda do topo, terceira posição e teu anelar na última corda, terceira posição. Com os dedos nestas posições, toca todas as cordas com a mão direita.

Já fizeste? Parabéns! Este foi o teu primeiro acorde! De seguida segue a mesma lógica, aprende os restantes acordes, treina o ritmo da música e depois mostra a quem estiver em casa o Eddie Vedder que há em ti.

Espero que agora estejas mais motivado a aprender a tocar guitarra. Queres aprender umas quantas músicas fáceis? Segue para esta página que tem bastantes músicas com acordes simples como os da "Last Kiss".

Não existe um momento certo para começar a aprender qualquer coisa nova. Não esperes pelo próximo mês, pelo novo ano, por aquela altura em que vais finalmente acabar qualquer coisa que estejas a fazer neste momento e te tem ocupado algum tempo. Começa agora! Consegues aprender a tocar guitarra unicamente pela web e com algum treino. Tens um amigo que também sempre pensou em começar a tocar guitarra? Junta-te com ele e aprende em conjunto, é bem mais fácil. Mesmo que não tenhas muito tempo, toca apenas 15 minutos por dia e vais ver que daqui a um mês vais impressionar muita gente.

Gostaste deste post? Partilha e Comenta! Já és um profissional nesta arte? Aconselha umas músicas para principiantes. Queres saber mais sobre como aprender guitarra? Expõe as tuas dúvidas!

E, mais do que tudo, diverte-te!

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , ,